Um fundo de reserva ou fundo emergencial é criado a partir da destinação de parte dos lucros da empresa para que a empresa possa cobrir despesas com eventuais imprevistos.
Para criar a reserva emergencial da sua empresa você precisa:
1° Definia o valor de reserva da sua empresa; é recomendado que o fundo tenha, no mínimo, o valor suficiente para cobrir dois meses de operação da mesma.
2° Defina quanto por mês será destinado para formar a reserva; após o cálculo do lucro líquido, defina um percentual que vai ser usado para compor o fundo de reserva e aporte esse valor mensalmente.
3° Investir o dinheiro do fundo como forma de rentabilizá-lo. Entretanto, é necessário deixar claro que o propósito principal desse recurso é garantir a liquidez do negócio. Afinal de contas, ele poderá salvar a sua empresa em um momento de aperto. Para isso opte por investimentos de liquidez imediata.
Por fim, a criação do fundo de reserva precisa estar alinhada ao planejamento estratégico da empresa para mensurar, em caso de necessidade de recursos, como e quando será possível repor a quantia utilizada para retornar a situação ideal.
Não perca tempo, comece hoje mesmo a compor o fundo de reserva e mantenha a saúde da sua empresa em dia.