Como um de nossos propósitos é contribuir para o desenvolvimento regional, hoje trazemos alguns dos quais nós julgamos ser, os principais erros financeiros cometidos por empreendedores e algumas dicas para que você se antecipe e mantenha sua empresa sempre saudável.
Misturar contas pessoais e empresariais.
É um dos erros mais comuns e recorrente, porém isso pode trazer sérias consequências para empresa. Uma solução para isso seria definir um pró labore funcionando como salário do empresário e claro colocando-o no fluxo de caixa.
Não controlar o fluxo de caixa.
Fluxo de caixa é a maneira de controlar todas as movimentações de sua empresa e não apenas de saber o dia de pagar as contas e não ficar no vermelho. Não controlar o fluxo de caixa é um dos principais erros na gestão financeira, sem ele você não consegue saber como anda a saúde de sua empresa e não conseguirá fazer planejamentos ou mesmo de garantir a sobrevivência da empresa.
Desconhecer as operações da própria empresa.
Desconhecer processos de operação de dentro da sua empresa deixa você vulnerável e na mão dos colaboradores, o fluxo de operação diz respeito a tudo o que é necessário para a empresa desempenhar suas atividades para que ela foi criada. E você conhece e tem o domínio em todos os processos de dentro da sua empresa?
Não manter o controle de estoque.
O controle de estoque deve ser visto como um grande investimento que já foi realizado e é dele que sairá os lucros para empresa. Ele também permite aos gestores calcular o giro de mercadorias e aperfeiçoar o processo de compras, diminuindo a pressão sob o capital de giro. A dica fica na questão da automatização, existe diversos softwares que irão lhe auxiliar.
Desorganização de documentos fiscais e contábeis.
Manter estes registros organizados significa que você tem uma gestão financeira saudável. Um ERP permite que você tenha todos os registros separados para consulta sempre que necessário.
Não procurar a ajuda de um profissional.
Considere procurar ajuda profissional no início de seu negócio, para que a estrutura financeira da sua empresa possa ser organizada. Sempre que necessário é importante também manter seus colaboradores bem treinados e atualizados.
Não se planejar.
O planejamento financeiro é o que fará com que sua empresa prospere e alcance os objetivos determinados. Assim, é preciso identificar aonde você quer chegar e o que é preciso fazer para atingir esse patamar. Defina um orçamento para cada setor da empresa. Realize projeções semestrais ou anuais, ajustando-as sempre que for necessário.