Em média, segundo dados do Sebrae, empresas que participaram do programa conquistaram, entre abril e setembro de 2021, um aumento de 43% na sua produtividade e 26% a mais no seu faturamento. Desde o início das atividades do Brasil Mais, em novembro de 2020, mais de 70 mil empresas foram atendidas. “São números que mostram que é possível fazer inovações nos pequenos negócios para ter respostas rápidas, com bons resultados para o bolso do empresário”, reforça a analista da Unidade de Competitividade do Sebrae, Roberta Aviz.
Como funciona
A jornada do empresário dentro do programa começa com um atendimento personalizado do Agente Local de Inovação (ALI), que faz um raio-X da situação do empreendimento para avaliar a realidade do negócio, chegando a um diagnóstico. Identificados os principais gargalos, o empreendedor traça, com o apoio do agente, um plano de ação para solucionar os problemas. Ao longo do tempo em que é orientado pelo ALI, o empresário conta também com consultorias especializadas e gratuitas do Sebrae.
As empresas receberão capacitações, consultorias e acompanhamento técnico para auxiliar no aprendizado das melhores práticas produtivas e gerenciais. Entre outros objetivos, estão a gestão por indicadores; a melhoria de processos e custos; o melhor posicionamento no mercado; a gestão de mercado, vendas e pessoal; além de melhorar nos empresários as habilidades de percepção, pensamento crítico, planejamento de curto e longo prazo, e liderança.
FONTE: https://www.sinfacsp.com.br/noticia/programa-brasil-mais-promete-impulsionar-a-produtividade-das-empresas